top of page

Golpe da clonagem de celular e invasão de Instagram e Facebook

Atualizado: 30 de jul.

Conhece alguém que perdeu o número de celular, teve as contas nas redes sociais invadidas e descobriu que não era mais dono do seu próprio número de telefone?

SIM card de celular

O golpe SIM Swap é um novo golpe em que criminosos trocam o número de celular de um chip para outro, normalmente com a portabilidade para outra operadora e troca de titularidade. A troca de número de um chip para outro em si não é ilegal, mas desde que tenha sido solicitada pelo proprietário da linha.


  • Como funciona o golpe ?

Quase sempre, esse golpe faz uso do que se chama de engenharia social, os criminosos fingem ser a vítima apresentando dados reais obtidos em fóruns ilegais na internet ou, mesmo com o auxílio de funcionários das operadoras. Este tipo de golpe SIM Swap pode ser feito de qualquer lugar mesmo sem que tenham o celular da vítima.


Uma vez que estejam com o número da vitima, os criminosos tem acesso à linha, às mensagens SMS's e WhatsApp e com isto conseguem acessar perfis em redes sociais.


Este golpe acontece no mundo todo, mas aqui no Brasil, na maioria dos casos, os criminosos usam as redes sociais da vítima para anunciarem falsas promoções de produtos e principalmente compartilharem anúncios com promessa de retorno fácil e sem risco em investimentos em cripto moeda. No WhatsApp a abordagem é diferente; os criminosos pedem ajuda financeira para pessoas com quem vítima conversou recentemente.


  • Como recuperar o número e os perfis nas redes sociais ?

Como este golpe tornou-se muito frequente no país, quando as vítimas entram em contato com as operadoras estas conseguem identificar a fraude e desabilitar a linha do novo chip; neste caso ocorre um novo SIM swap, mas agora legítimo, a pedido do titular da linha. Com o número reinstalado, a vítima consegue reaver seu WhatsApp.


Passo-a-passo do que fazer:


  1. Registrar Boletim de Ocorrência na Policia Civil do seu Estado. De preferência numa delegacia especializada em crimes digitais ou cibernéticos;

  2. Ligar na operadora de telefonia para informando o golpe e solicitar o bloquei temporário do número;

  3. Ir até a loja física da operadora, comprar um novo SIM Card e pedir habilitação do número com desbloqueio da linha;

  4. Abrir o WhatsApp com a linha funcionando e vincular seu número recuperado;

  5. Acessar os perfis nas redes sociais e seguir os protocolos informados para a recuperação das contas;

  6. Entrar em contato com advogado para tomar as medidas judiciais cabíveis.


O problema maior é quando a vítima tenta recuperar as redes sociais. Assim que os criminosos acessam os perfis da vítima nas redes sociais a primeira coisa que fazem é trocar a senha e alterar o número de telefone e email cadastrados assim, a vítima fica impossibilitada de acessar seus perfis mesmo depois de recuperarem a linha telefônica.


Infelizmente as redes sociais não são eficientes na identificação da fraude e na resposta ao usuário vitima do golpe. É comum a vítima passar dias tentando recuperar acesso ao Instagram e Facebook hackeados sem sucesso e sem ter como contatar as empresas. Nestes casos, a recuperação pode ser feita judicialmente.


  • O que pode ser feito judicialmente ?

Nos casos de SIM swap as operadoras de telefonia podem ser responsabilizadas pela fraude pois, enquanto prestadoras de serviços, devem garantir a segurança do consumidor, bem como a inviolabilidade de suas informações e indenizar por falhas na prestação do serviço. É possível pleitear danos materiais e morais tanto da operadora - que foi a porta de entrada para os criminosos - como as redes sociais que não impediram o acesso criminoso e, mesmo após informadas do crime, mantiveram as vítimas sem acesso restabelecido aos seus perfis.


No caso de golpe contra empresas ou profissionais que usam o número e as redes sociais para a venda de produtos ou serviços, além do pedido de danos morais e materiais pode ser possível pedido de lucros cessantes.

789 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page