top of page

Vamos falar sobre metaverso?

Atualizado: 26 de mai.

O metaverso pode parecer algo distante, mas está mais próximo do que vc imagina.

Mulher jovem segurando um óculos de realidade aumentada na frente do rosto

  • O que é o metaverso?


O metaverso é um mundo paralelo baseado na realidade virtual. Uma forma fácil de tentar explicar o metaverso é definindo ele como uma réplica do nosso mundo real que se funde com ambientes virtuais.


E se você pensa que esta é uma realidade ainda muito distante jogos como Fortnite, Minecraft e Roblox já têm elementos de metaverso. Os usuários podem trabalhar, participar de eventos e pagar por serviços e produtos virtuais. A realidade do metaverso permite que você se movimente livremente por diferentes mundos virtuais.


A rede social Facebook já mudou seu nome para Meta e pretende ser a malha para que vários espaços digitais possam se conectar e superar limitações físicas. O metaverso não é um espaço apenas para jogos em que os personagens podem interagir através de avatares. O metaverso pode ser um mundo digital alternativo indistinguível do mundo físico real.


A maioria dos espaços virtuais ainda se parece mais com um game do que com a vida real e o desafio é transformar o metaverso em um espaço mais próximo da realidade em que você possa ir comprar uma roupa em uma loja no metaverso e o produto chegue pra você na sua casa. Você pagaria com seu cartão de crédito real ou com saldo da sua carteira digital.


O metaverso é um ambiente colaborativo ainda sem exclusividade. Além da Meta (novo nome do Facebook) a Microsoft também tem equipes desenvolvendo tecnologia para convergir diferentes mundos virtuais. O Google também tem projetos nesse sentido; o projeto Skyline que simula vídeo chamada com holografia.


Mas como você pode acessar essa tecnologia? Para acessar o metaverso você precisa de mecanismos que te transportem para o ambiente virtual de forma imersiva e com alto grau de realismo de forma acessível. Atualmente você imerge no metaverso usando óculos de realidade virtual e controles. Mas vamos lembrar que a ideia é o metaverso possibilitar que depois de uma reunião em home office você possa ir até o café da empresa para conversar com um colega ou até mesmo ir num restaurante, provar um item novo do cardápio, em vez de ser desconectado do Zoom ou Teams. Até lá, os produtos de imersão de realidade virtual ou aumentada devem proporcionar experiências mais realistas e custar mais barato, possibilitando que um número maior de pessoas possa acessar o metaverso. O metavrso será construído e melhor entendido conforme a tecnologia 5G e de blockchain se desenvolvam melhor. A Tecnologia de blockchain alias, é fundamental para o metaverso.


  • O que é NFT?

Até aí tudo bem, mas como adquirir produtos virtuais de forma segura? Através das NFT que são, do inglês, Non Fungible Token ou token não fungível e que são certificados digitais que autenticam a propriedade de uma versão de um ativo, permitindo que ele seja transferido ou vendido através de tecnologia de blockchain para isso. Uma NTF é única, durável e extensível, mesmo sendo virtual. As NFT podem representar versões exclusivas ou não de bens intangíveis como tweets, gifs, músicas, artes digitais, avatares, fotografias, cenários ou bens materiais como imóveis, veículos, pinturas, aviões e iates. A ideia é que as NFT são únicas e garantam que uma única pessoa possa ser sua proprietária.


Se você comprar um NFT de um avatar único ou de uma versão de um avatar você comprará uma versão autenticada digitalmente do avatar e não o avatar em si. Outras pessoas poderão até ter uma cópia, mas apenas você terá a versão original. É como se você tivesse um autógrafo, você pode fazer várias cópias do autógrafo, mas só uma via é original.


  • Questões legais da NFT


É importante destacar que quando alguém compra uma NTF ela não está comprando os direitos autorais daquilo que a NTF representa a menos que o autor transfira os direitos autorais junto com aquilo que vendeu e está representado pela NFT. Se você comprar uma fotografia você não compra junto os direitos autorais dela, estes continuam sendo do fotógrafo, a menos que ele venda os direitos para você.


Outra questão é que apesar de a NFT ser um certificado isso não impede que aconteçam fraudes envolvendo elas. Por exemplo, recentemente o criador de um projeto NTF chamado Evolved Ape Inc desapareceu das redes sociais do dia para a noite depois de vender o equivalente a cerca de R$14 milhões em personagens NFT exclusivos de um game que não existe.


Este tipo de fraude acontece porque é muito difícil identificar a autoria de um NFT. Como não há nenhum tipo de verificação de identidade em blockchain, não dá para ter certeza se você está comprando NFT de quem realmente tem o direito autoral dela.


Como o próprio nome, uma NFT é um token não fungível. Sem aprofundar em questões jurídicas complexas, uma NFT é enquadrada na categoria legal de bens não fungíveis, devendo ser disciplinada da mesma forma que qualquer outro bem material infungível, o problema é que não existe regulamentação específica para tutelar criptoativos, incluindo tokens.


O que existe são alguns projetos de lei ainda em discussão ou portarias, ofícios e outras decisões de órgão regulador mas que não ultrapassam as competências de cada um dos órgãos. Um exemplo de órgão que se manifestou sobre criptomoedas é a Receita Federal do Brasil que divulgou a inclusão de códigos para declaração de criptomoedas na declaração de imposto de renda, e isto inclui NFT.




#metaverso #direitodigital #Fortnite #Roblox #Minecraft #NFT #blockchain

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page